top of page

Lady Bird (2017)

  • Foto do escritor: Damaris Andrade
    Damaris Andrade
  • 7 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de dez. de 2021


Para toda pessoa que sonha alto, o filme Lady Bird, dirigido por Greta Gerwig, acaba se tornando um espelho. De maneira simples mas ao mesmo tempo impactante, a diretora americana conta a história de uma adolescente que deseja sair da sua cidade no oeste dos Estados Unidos para fazer faculdade em Nova York.


O filme ainda mostra o conflito da personagem principal com sua mãe, as descobertas da juventude, a relação de Lady Bird com o pai. Greta Gerwig faz o uso do clichê americano dos rituais de passagem para a vida adulta e deixa a sua marca com um “coming-of-age” moderno.


Ao assistir o filme, foi quase que impossível não me identificar com Lady Bird. O sonho de conquistar o mundo, de me tornar independente, de ir para “onde a cultura está”. Assim como ela, consegui me mudar para a “cidade grande” para estudar o que eu queria. Mas nada disso aconteceu sem conflitos com minha mãe, as descobertas que fiz sobre a minha juventude, a troca de ideias que tive com meu pai.


E é quando estamos sozinhas, mesmo cercada de pessoas, que realmente damos valor ao que deixamos para trás. Se Lady Bird, brilhantemente interpretada por Saoirse Ronan, ganhasse uma sequência, com certeza veríamos uma mulher madura, que aprendeu sobre a vida vivendo, errando, tentando de novo.


Penso que a minha trajetória de sair de uma cidade pequena e me mudar para São Paulo para “conquistar o mundo” seria a sequência de Lady Bird. Estou, de passo em passo, alcançando meus objetivos e amadurecendo, assim como Christine McPherson.


Ficha Técnica

Lady Bird (Estados Unidos, 2017)

Direção: Greta Gerwig

Elenco: Saoirse Ronan, Laurie Metcalf, Tracy Letts, Lucas Hedges, Timothée Chalamet, Beanie Feldstein

Duração: 93 min.

Comments


bottom of page